CADASTRE-SE

Cadastre-se!

Assine nossos informativos cadastrando o seu e-mail.

A importância dos Rituais

Você já parou pra pensar que do momento que toca seu despertador, até a hora de sair de casa, você faz quase todos os dias, tudo da mesma forma?
Vai pro banheiro, escova os dentes, toma seu banho, corre pra cozinha pra tomar um café, as vezes nem isso, deixa pra tomar na rua, ou no trabalho…
Isso tudo não deixa de ser um ritual, seu ritual diário de correria matutina. Só que você faz tudo meio que roboticamente, de uma forma condicionada… Mas… funciona!
Aqui, estou falando da importância dos rituais conscientes. Aqueles que você faz na presença da sua Consciência. Você está presente e atento, e não como um condicionamento, onde você não está consciente do que faz, e sim pensando nas 118 coisas que precisa resolver naquele dia.
Na criação de um ritual, você coloca uma intenção. E nesse momento você conecta-se com seu interior.

Faço aqui um convite. De incluir um ritual consciente por dia, daí você escolhe o melhor período.
Vou dar alguns exemplos. Se escolher interromper a pressa que o seu dia começa, acorde um pouco mais cedo, e inclua 20 minutos de meditação, ou observação da sua respiração. Ou experimente tomar um café da manhã, sentado à mesa, com um jogo americano colorido, um suco fresquinho, e uma música sublime. Ali, você não pensa nos afazeres do dia, mas se delicia com os sabores das frutas.
Se experimentar fazer ao final do dia, quando chega do trabalho, que tal dar umas voltas ao redor de casa, observando cada árvore da vizinhança, cada jardim bem cuidado dos prédios, cada pracinha pela qual você passar… Ou se deitar numa grama, e sentir o acolhimento que a natureza de traz, e a energia que você recebe…
Ou a noitinha, acendendo uma vela, colocando uma música, uma essência de aroma suave, e tomando um banho com calma, com tempo, ou se preferir, dançando ao redor da sala.
Eu gosto de comprar flores, e decorar a casa, fazer um ritual de gratidão, onde eu agradeço pela minha conexão com o divino e tudo o mais que eu sentir apropriado.
Gosto também de preparar um jantarzinho ouvindo música, mesmo que seja só pra mim, me trato como trataria uma visita ilustre… torno tudo um ritual gostoso…
Veja, aqui sugeri coisas simples, pois um ritual não precisa ser absurdamente elaborado para funcionar! Claro que se preparar um cheio de detalhes, será maravilhoso, mas pode deixar isso para um dia especial.

Mas a proposta aqui, é que você o faça diariamente, esse passará a ser o seu momento. O seu momento pessoal, onde você se curte, se mima, mostra a sua alma, que você a ama, e cuida dela. Ela vai se sentir amada, e mais feliz, e começará a estar mais acordada dentro do seu corpo, pois entendeu que não é só no automático que você quer funcionar, quer funcionar a partir dela, e das intuições que ela te traz.
A partir dos benefícios que você começa a sentir, inclua outros mais no seu dia. Mas faça todos os dias! Se priorize, se mime, se observe mais!
Já tem muita atribulação ao nosso redor, é importante que não nos permitamos ser absorvidos pela rotina chata da semana.
Inclua rituais… sua alma, mente e corpo irão agradecer e passar a estar mais em harmonia.

Lú
Post Author
Autora do Encontro Essencial. Espaço de Consciência em Alimentação, estilo de vida, bem-estar. Holistic Health Coach. Certified Nutrition Coach by David Wolfe Nutrition Consult in plant-based food. Consultoria em Alimentação Consciente Nutricionista de Gaia

Comentários no Facebook

Siga-nos!

Luciane Rodrigues - Alimentação Consciente - Espaço de Consciência em Alimentação, Estilo de Vida, health and life coaching, consultoria em alimentação plant based.

Join to Instagram