CADASTRE-SE

Cadastre-se!

Assine nossos informativos cadastrando o seu e-mail.

Como anda sua auto-estima?

E aí, como anda a sua auto-estima?

– Ah, está ótima… acordei me sentindo super magra, e ainda estou bronzeada das férias…
Mas semana passada não estava tão boa, pois me senti rejeitada por um grupo de amigas, que saíram pra jantar e nem me chamaram, vi no insta!
– …

Bem, as vezes relacionamos a nossa auto-estima, à nossa auto-imagem, por isso aceitamos que hoje ela pode estar em alta, mas semana passada estava péssima…
Ou também pode estar ligada à quantidade de elogios que recebeu na noite passada, ou a um post que foi super curtido…
I got news for you… Isso não é auto-estima!
Isso é estar absolutamente identificada com uma imagem, ou com a opinião dos outros… ou seja, está mais para uma prisão!
Auto-estima é outra coisa. Ela não é uma sensação mágica, que nasce quando o espelho sorri pra você, ela é uma relação, que você constrói consigo mesma.
Pare para pensar… até o fim da vida, quem é que vai estar ao seu lado mesmo?
Sim, você mesmo! Então é melhor começar a gostar dessa pessoa… gostar não, AMAR!
Então como é que se constrói auto-estima?

Eu sinto que ela tem relação com confiança.
Quando você sabe que pode confiar em si mesmo, quando percebe que tem capacidades e sabe usá-las, e principalmente, quando você aceita, que não sabe tudo, mas sim, você está aberto a aprender.
É você percebendo que está avançando com a vida, aprendendo com os erros, comprometido com seu desenvolvimento.
Então é uma observação e uma prática constante… é um relacionar-se com respeito, aceitação, valorização, e abandono do olhar super crítico e julgador…
Então para se ter uma boa auto-estima, há que se desenvolver alguns recursos sim, pois para saber que pode contar consigo mesma, você precisa ser sua parceira!

Alguns exercícios que fortalecem sua auto-estima que gostaria de propor:
Parabenizar-se por qualquer tamanho de acerto: (Sim, você falando com você mesma, e até se dando um beijinho, na mão, ou um aperto na sua bochecha… rs)
– Esse bolo que fizemos, ficou uma delícia Lu, good job!
– Que alegria que você arrumou 30 minutos no seu dia para tomar essa água de coco no parque, te amo!
– Você está ajudando sua cliente a se valorizar, que coisa boa!
– Se respeitou! Disse não àquela pessoa que vive querendo te sugar… arrasou, gata!

Faça isso diariamente! Nos tornamos experts em nos auto-criticarmos pelas besteiras que fazemos, mas proponho exercermos a compaixão e nos perdoarmos pela nossa humanidade!
– Lu do céu, não acredito que você esqueceu de pagar aquela conta! Menina, vamos anotar isso em vermelho na agenda, e nos comprometermos em abrí-la todos os dias, tá? Não vai acontecer de novo… te perdôo…
E ir além, nos observarmos e sim, nos elogiarmos por cada superação, cada ação espontânea que não partiu de um condicionamento do passado, cada ato de coragem.
Daí você começa a se dar conta que é de confiança para si mesma! Que é capaz de se proporcionar prazeres, lidar com situações difíceis, ter a humildade de pedir ajudar quando a carga está ficando muito  pesada, estar sozinha e se sentir muito bem acompanhada!

Isso é se amar, pois você se enxerga integralmente, mesmo as sombras são acolhidas! Você não mais foca na imagem do espelho, pois sabe que aquilo que vê é transitório e em constante mudança… Temos que amar essa mudança, aceitá-la, pois sabemos que lá dentro tem mais, muito mais e é tão linda, pois é de verdade, é minha parceira!
Essa é a auto-estima real, que não vai ser destruída porque você ganhou uns quilinhos, pois você sabe que tem a capacidade, a disciplina de pegar mais pesado na academia, ou comer menos doce, se assim escolher!
Não vai ser destruída porque o outro não valorizou o seu esforço! Você valorizou, e em você, você sabe que pode confiar!

– Lu, gostei do texto! Pode postar, sua fofa!

Lú Rodrigues
Post Author
Lú Rodrigues
Autora do Encontro Essencial. Espaço de Consciência em Alimentação, estilo de vida, bem-estar. Integrative Health Coach. Certified Nutrition Coach by David Wolfe Nutrition Certified in INN - Integrative Nutrition Health Coach Consult in plant-based food. Consultoria em Alimentação Consciente

Comentários no Facebook

Siga-nos!

Luciane Rodrigues - Alimentação Consciente - Espaço de Consciência em Alimentação, Estilo de Vida, health and life coaching, consultoria em alimentação plant based.

Join to Instagram