CADASTRE-SE

Cadastre-se!

Assine nossos informativos cadastrando o seu e-mail.

Depressão: Porque é tão difícil procurar ajuda?

Depressão e a dificuldade de pedir ajuda

Esse é um tema com abordagens infinitas.
E falar sobre depressão, sem nunca ter vivenciado o que de fato se sente nesse estado, talvez seja até uma audácia da minha parte.

Mas todos nós, já nos sentimos deprimidos, em alguns momentos da vida.
Só que isso não nos torna experts em depressão.
Apenas quem já passou por isso, sabe de fato a sensação, a alteração química que o corpo vivencia e quais são os efeitos disso.
É uma doença, é um grande pacote de sintomas físicos e psíquicos, que transformam a pessoa, em alguém que ela mesma não conhecia.
Existe medo, existe dor, existe apatia, falta de motivação, desânimo, falta de vontade de continuar tendo que viver nesse estado.
As causas, podem ser tantas, assim como as formas de tratamento.
Mas porque tantas pessoas sofrem caladas? Não buscam ajuda, se afastam, ou até em alguns casos, camuflam seu comportamento, para que não sejam desmascaradas?
Imagino que muitas vezes, elas encaram que expor o que sentem, seria como que um atestado de fracasso, como se tivessem sucumbido a uma fraqueza, a uma desistência da vida. Deixaram de ser fortes. Deixaram de acreditar no potencial que antes enxergavam em si mesmas.

Ou algumas pessoas em início de depressão, até tentaram de alguma forma, dar dicas à pessoas próximas, de que estavam precisando de apoio, de colo, de companhia, e se sentiram rejeitadas, não receberam aquilo que esperavam, e então correm de volta para a concha, onde não precisam lidar com mais essa frustração.
Já que a depressão por si só, se encarrega de encher todos os espaços vazios com frustrações, com desapontamentos, com o lado negro de todas as coisas…
Não se enxerga com clareza, e sim através de uma lente que vê o mundo muito mais cruel, refratário e perverso do que realmente ele é.
Imagino que muitos não saibam lidar com alguém com depressão e acabam dizendo coisas, que fazem a pessoa sentir-se ainda mais impotente e inadequada.
Então aqui, faço um convite não para os que estão em depressão, mas para os que não estão…

Que estejamos alertas para checarmos sempre que possível, as pessoas que nos cercam… muitas vezes, eles estão calados, sumidos, isolados, pois não sabem pedir ajuda… Será que estão depressivos? Será que se oferecermos um carinho genuíno, isso não pode ser acalentador e motivador para eles?

Aprender a pedir ajuda, e aprender a entregar essa ajuda…
Essas duas ações podem nos despertar para níveis mais elevados de consciência.
Cuidarmos uns dos outros, acho que é um belo caminho para transformarmos esse mundo, em um lugar de mais amorosidade e compaixão…
Acho importante falarmos sobre isso, e descobrirmos formas de lidar com esse quadro, que é tão delicado…

Lú Rodrigues
Post Author
Lú Rodrigues
Autora do Encontro Essencial. Espaço de Consciência em Alimentação, estilo de vida, bem-estar. Integrative Health Coach. Certified Nutrition Coach by David Wolfe Nutrition Certified in INN - Integrative Nutrition Health Coach Consult in plant-based food. Consultoria em Alimentação Consciente

Comentários no Facebook

Siga-nos!

Luciane Rodrigues - Alimentação Consciente - Espaço de Consciência em Alimentação, Estilo de Vida, health and life coaching, consultoria em alimentação plant based.

Join to Instagram