CADASTRE-SE

Cadastre-se!

Assine nossos informativos cadastrando o seu e-mail.

Propósito! ah essa palavra…

Uma coisa que tenho notado em meus atendimentos e em minhas interações na vida, é como essa palavra Propósito repercute de maneiras tão distintas nas pessoas.

Talvez ela seja uma daquelas palavras que tenham sido desgastadas pelo excesso de uso, ou mal uso…
Identifico muitas outras nessa categoria: Sagrado Feminino, Coach, Empoderar, Gratidão… Elas são over used em alguns momentos, que chega um ponto que quando você ouve ou lê a palavra, vem uma sensação esquisita, do tipo: “acho que estou com certo bode dessa palavra”.

O que é lamentável, pois todas elas, trazem um significado acertivo, e profundo, mas pelo excesso de uso, e as vezes o mal uso, nos causam essa aflição em algum momento…

Mas voltando ao propósito desse texto, que está relacionado a Propósito.

Dizem por aí, que ter um Propósito na vida, nos move, nos estimula, e até nos traz um senso de entendimento do porque estamos por aqui.
E de fato, as pessoas que encontraram seus propósitos, e foram corajosas para criarem as condições de viver de acordo com eles, demonstram algumas características muito positivas.

Dizem que o universo passa a conspirar a favor delas (hmmm, outra frase que incluo na nossa categoria de expressões e palavras desgastadas), parece que entram no flow… (oops) e que tudo passa a fazer sentido, e que aquela sensação de cansaço desaparece. Tudo é só entusiasmo.
Quando ouvimos essas palestras dessas pessoas sobre propósito, ou lemos livros sobre esse tema, podemos nos sentir motivados: “Vou focar em descobrir meu propósito”.

Outros podem simplesmente concordar, e pensar…”verdade, me senti dessa forma, quando lancei minha empresa, relacionada a meu propósito”.
Mas, há um grande número de pessoas que simplesmente se sentem absolutamente frustadas, pois o que vem à mente é: ” WTF será meu proposito! Não tenho a mínima idéia e me sinto um desconectado completo com minha essência, ou qualquer que seja a fonte que deveria me mostrar qual é meu propósito. Ou sou muito desligado e não consegui ler os sinais”
Você se identifica com alguns desses pensamentos?
Bem, o que penso é o seguinte:
Não vamos bitolar nessa palavra. Talvez ela tenha adquirido um peso que nos massacre internamente.
Talvez alivie um pouco, se passarmos a conceber essa questão de uma forma mais leve.
Se você ainda se pergunta o que veio fazer aqui, como pode contribuir com o mundo, qual é essa coisa, que quando você descobrir, tudo passa a fazer sentido, proponho que passe a encarar toda esse contexto do propósito de forma diferente.

Propósito no mundo é Viver! Experenciar! Se expressar! Trazer ao mundo uma nova visão das coisas, que é única, pois é a sua visão. É o seu jeito de fazer, de falar, de andar, de se vestir, de se expressar.
Então, viver seu propósito é somente, se permitir ser você.

É remover… remover as máscaras que criamos para nos defender, remover os condicionamentos que nos aprisionam, remover a voz de ancestrais que tentam nos moldar num padrão ultrapassado…
Quando temos a coragem de fazer isso, aparece! Aparece a sua versão, singular, individual, autêntica…

Aí sim, você contribui, pois não replica nada, apenas cria a partir dos seus próprios talentos!
Começa a se perceber como alguém que gosta disso e não gosta daquilo, e nessas percepções surge aquilo que mais te entusiasma. Dica! Onde estiver um entusiasmo, preste atenção! É onde você pode achar aquilo que quer realizar no mundo! Chame de propósito, chame de serviço, chame de contribuição, dê o nome que quiser!
Não corra atrás do seu propósito de vida, apenas comece a viver a sua expressão, e já está!

Sei que encontrar nosso eu, no meio de tanta anulação, necessidade de agradar, e anos de dormência, não parece fácil, mas existem pessoas que estão trabalhando para facilitar esse encontro!

Pessoas, cujo serviço/propósito/expressão, é criar condições para que o nosso eu apareça!
Tenho várias para indicar, cada um com seu trabalho específico.
Eu mesma, com meu trabalho como Health Coach, estou aqui para auxiliar a promover esse despertar.
(pois é, sei que a palavra coach deu uma desgastada, mas ela realmente define o Propósito do serviço)… rsrs…

Lú Rodrigues
Post Author
Lú Rodrigues
Autora do Encontro Essencial. Espaço de Consciência em Alimentação, estilo de vida, bem-estar. Integrative Health Coach. Certified Nutrition Coach by David Wolfe Nutrition Certified in INN - Integrative Nutrition Health Coach Consult in plant-based food. Consultoria em Alimentação Consciente

Comentários no Facebook

Siga-nos!

Luciane Rodrigues - Alimentação Consciente - Espaço de Consciência em Alimentação, Estilo de Vida, health and life coaching, consultoria em alimentação plant based.

Join to Instagram