CADASTRE-SE

Cadastre-se!

Assine nossos informativos cadastrando o seu e-mail.

Parte 1- Câncer: Quais são os Pilares para construir sua estratégia em direção à CURA – 1) Significado da doença

“O câncer não é uma sentença de morte…
É um convite irrecusável à vida…”

Luciane Rodrigues
Encontro Essencial

Essa frase surgiu espontâneamente hoje (no dia que escrevi esse artigo), enquanto eu conversava com um amigo muito querido, sobre esse assunto tão recorrente nos meus dias já, há um longo tempo…
Essa doença é parte da vida da grande maioria das famílias hoje em dia.
Na minha família, o câncer tem sido uma doença mais frequente do que eu gostaria. E no meu círculo de amizades também… Já levou pessoas muito queridas, amigos, avôs, tio, inclusive meu pai…
Virou um dos meus temas de interesse e estudo nos últimos anos, e gostaria de compartilhar com mais pessoas o que tenho aprendido com esse professor…
Como diz o querido amigo, médico, Dr. Alberto Peribanez, o câncer é um professor!
O impacto que esse diagnóstico causa nas pessoas e seus familiares e amigos íntimos é enorme!
Mas para encarar de frente esse fantasma, que um dia pode se materializar em qualquer um de nós, acredito que a postura e significado que damos a ela, a doença, é um dos pilares que podem levar a cura.
Vamos discorrer sobre esses pilares que considero serem a base que sustentam a postura de um vencedor!

Pilares para construir sua estratégia em direção à CURA do câncer:

1) Significado da doença

O significado que a doença tem, é uma construção particular, que está relacionada com a ótica de vida de cada um. Cada um tem uma maneira de enxergar as experiências. Livre arbítrio e escolhas que estão relacionadas com inúmeros fatores na construção das imagens de um indivíduo. Existem mil significados individuais diferentes que podem ser dados ao câncer.  O que considero importante é focarmos no resultado que se quer.
A pergunta que sugiro que seja feita é:
Eu quero viver, ou eu quero morrer?
Muitos pensam que a resposta é óbvia, mas uma das causas que os especialistas apontam para o desenvolvimento do câncer em uma pessoa, é a postura de desistência da vida. Há alguma parte em você que deseja morrer? Se a resposta for positiva, não pense que você está louco, nem se envergonhe. Muitos de nós sentimos um cansaço da vida. Que pode virar uma depressão, uma apatia, uma fuga através de vícios, um câncer.
A partir dessa resposta, podemos fazer uma nova escolha! Agora que estou com uma doença que sim, pode me levar a morte, continuo querendo morrer? Daí, se o valor da vida for maior, sugiro que ressignifique o câncer:
“O câncer não é uma sentença de morte…
É um convite irrecusável à vida…”
Digo que o convite à vida é irrecusável, pois se você aceitar, você estará dizendo sim a vida! Nem que ela dure apenas mais um dia, ou mais 50 anos! Mas a partir do sim, você começará a viver de verdade!
Portanto após ressignificado, o segundo passo é: ACEITO O CONVITE!
Nesse momento, você abrirá mão de qualquer postura de vítima. Não se sentirá um injustiçado, um perseguido, um azarado, e nem tão pouco, um culpado pela doença. Aqui não é produtivo buscar culpados, ou responsáveis. Aqui, a postura produtiva é a ação. É entender que a vida está te dando uma chance para vivê-la de uma maneira mais amorosa, mais cuidadosa, mais saudável. A vida está te pedindo mudança de posturas, de atitudes, de pensamentos, de sentimentos. Não vou dizer que é fácil, pois mudar requer empenho, disciplina, desapego. Mas posso dizer que se você quer viver, agarre essa chance!
Saiba que não está sozinho! O câncer é um professor, e milhares de alunos saíram vitoriosos das suas aulas. Muitos deles estão disponíveis para transmitir o aprendizado… Muitos médicos estão se especializando e descobrindo formas maravilhosas de tratar a doença. Há tantos livros, documentários, sites, palestras. Aqueles que superaram a doença estão tão agradecidos que querem compartilhar suas receitas pessoais. Não há uma única fórmula infalível, mas existem diretrizes de como você pode achar a sua específica… Compartilharei as fontes que me foram úteis.
Aqui iniciarei uma série, com os pilares que considero fundamentais…
Já sabemos qual é o primeiro!
Vamos partir para os próximos?

Lú
Post Author
Autora do Encontro Essencial. Espaço de Consciência em Alimentação, estilo de vida, bem-estar. Holistic Health Coach. Certified Nutrition Coach by David Wolfe Nutrition Consult in plant-based food. Consultoria em Alimentação Consciente Nutricionista de Gaia

Comentários no Facebook

Siga-nos!

Luciane Rodrigues - Alimentação Consciente - Espaço de Consciência em Alimentação, Estilo de Vida, health and life coaching, consultoria em alimentação plant based.

Join to Instagram