CADASTRE-SE

Cadastre-se!

Assine nossos informativos cadastrando o seu e-mail.

O que é Alimentação Consciente, afinal?

Existe um certo e um errado no que se refere à alimentação?

O que significa estar consciente em termos de alimentação?

O que eu penso a respeito dessas questões é que defender regras, e apontar erros é uma perda de tempo…
Quem sou eu, pra dizer isso é certo e aquilo é errado pra alguém? Vou desconsiderar no outro o que ele tem de mais singular que é a sua intuição?

O que considero importante de fato é estar Consciente das escolhas.

E para isso, precisamos, em primeiro lugar, conhecer quem é aquele que faz as escolhas, e em seguida, conhecer quais são as opções e o que elas nos oferecem. E claro, estar motivado a fazer mudanças.

O trabalho em Alimentação Consciente, inclui auxiliar o outro a conhecer-se melhor, saber do que gosta, do que precisa, do que está faltando, o que está em excesso, o que não serve, como seu corpo funciona, como estão seus pensamentos, sua mente, suas emoções, sentimentos, sua energia…
Entender porque você escolhe o que você escolhe. Será que é uma escolha, ou será que é um simples hábito, um vício, uma repetição de padrões familiares, ou tantas outras coisas, que não tem a ver com a escolha que vem da Consciência.
Daí, começar a conhecer os alimentos, o que cada um pode nos oferecer, quais são os nutrientes que nos ajudam a conquistar mais força, equilíbrio, brilho, estrutura…

Conhecer esse universo de informações preciosas, aprender sobre os processos que nos fazem adoecer e envelhecer, e o que tem disponível na natureza, que nos mantém jovens e saudáveis…

Refletir sobre quais são as atitudes que podem ser modificadas, ou incluídas para que possamos nos tornar mais saudáveis.

É um trabalho que vai além de tabelinhas de calorias, receitinhas saudáveis, e cardápios diários.
Inclui transmitir informações, conhecimento sobre cada tipo de alimento, de combinação, de preparo. A partir dessas informações, a escolha pode ser tomada, pois será uma decisão com embasamento, com propriedade. Algo que virá do interior de cada um. Não por imposição do outro, não por obrigação, nem porque alguém teve um poder de persuasão sobre você!
Para que algo saia do automático e se torne consciente, são necessárias mudanças internas na nossa percepção!

Mas alimentação não é só o que vai no seu prato…

Alimentação Consciente, pra mim, vai além da comida. É tudo aquilo que nos nutre, que entra através dos nossos poros, nossos olhos, nossos ouvidos, nossa boca, nosso coração… É disso que vamos nos constituir… Ficar obcecado em ingerir apenas alimentos saudáveis, e não cuidar de que forma estamos lidando com os desafios da vida, de nossos relacionamentos, de como estão nossas emoções e nossa espiritualidade, talvez não seja o suficiente para nos manter longe das doenças.

Existem tantas coisas que interferem no nosso bem-estar. Saber quais são elas, e quais são as específicas para o meu corpo e para o meu ser único, é algo que devíamos buscar conhecer. Deveria ser uma prioridade em nossas vidas. Pois a partir de um conhecimento mais profundo de nós mesmos, de um aprendizado sobre o que nos faz sentir bem, aí sim, podemos dizer que estamos fazendo escolhas Conscientes…

E quanto mais nos tornamos conscientes, mas pensamos no todo, e não apenas em nós mesmos. Pois uma Alimentação Consciente, vai sim repercutir em mais saúde física, psicológica, emocional e espiritual, mas vai além.

Você vai começar a ponderar, se suas escolhas estão ou não impactando positivamente na Terra onde vivemos, nos recursos da Natureza, nos animais que dividem conosco esse planeta, e nos nossos irmãos que aqui habitam.
Pois passamos a entender que muitas de nossas escolhas, estão prejudicando um ou mais desses fatores citados, daí as mudanças vão além de suprir a si mesmo. São escolhas ecológicas, coerentes com nossa maneira de pensar a vida, de manisfestar amor, de ser sustentável.

Isso é o que penso sobre um trabalho em Alimentação Consciente. Meu trabalho é auxiliar os seres a atingirem a maestria sobre cuidar de si mesmo.
É convidar a uma reflexão sobre o impacto de suas escolhas em todas as esferas.

É um serviço lindo, que realizo com amor, e que sei que trará benefícios a todos os seres e todos os reinos que aqui habitam.

Lú
Post Author
Autora do Encontro Essencial. Espaço de Consciência em Alimentação, estilo de vida, bem-estar. Holistic Health Coach. Certified Nutrition Coach by David Wolfe Nutrition Consult in plant-based food. Consultoria em Alimentação Consciente Nutricionista de Gaia

Comentários no Facebook

Siga-nos!

Luciane Rodrigues - Alimentação Consciente - Espaço de Consciência em Alimentação, Estilo de Vida, health and life coaching, consultoria em alimentação plant based.

Join to Instagram